E-mail marketing do Sporting Clube de Portugal

Tenho sido agradavelmente surpreendido pela campanha de e-mail marketing feita pelo Sporting no último mês.

Primeiro, foi Adrien Silva a “convidar-me” a ver o Sporting – Marítimo em Alvalade. Tratou-me pelo primeiro nome, ofereceu-me curiosidades sobre os jogos do Sporting contra o Marítimo e deu-me informações sobre horários e quotas mínimas. No final do e-mail, fez-se publicidade à nova camisola do 12º jogador e informou-se sobre o passatempo Leão Vencedor.

Image

Após o jogo, recebi um e-mail a agradecer o meu apoio. Escreveu: “Quando marquei aquele golo senti uma grande energia do 12º jogador. A tua presença foi indispensável para conseguirmos alcançar mais uma vitória. Contamos sempre contigo! O Sporting é Nosso!”. Seguiram-se links de vídeo para a flash interview, resumo do jogo, estatísticas do jogo, publicidade à camisola do 12º jogador e o vencedor do passatempo Leão Vencedor.

Desta feita, contra o Paços de Ferreira, foi a vez de William Carvalho convidar-me a ver o Sporting contra o Paços de Ferreira em Alvalade. A diferença, desta vez, foi a inclusão do espaço “Dica Gamebox”: “No caso de querer experimentar outro lugar do estádio ou de querer assistir ao jogo acompanhado de um amigo, a sua Gamebox permite que troque de lugar em qualquer jogo, pagando apenas a diferença de preço de bilhete.” Informação importante, confesso que não sabia!

Após o jogo, mais um e-mail de agradecimento pelo meu apoio. Desta vez, deu-se destaque ao 12º jogador, um jovem Sócio que teve oportunidade de tirar uma fotografia com a equipa e de pisar o relvado de Alvalade. O e-mail foi aproveitado para destacar promoções decorrentes na Loja Verde, tendo em conta a proximidade do Natal.

Em resumo, fantástica iniciativa do Sporting. Gostei que o Sporting “sabe” que eu estive no jogo, mostrando que os e-mails saem segmentados para quem foi e não foi ao jogo. Imagino que quem não foi ao jogo recebeu um e-mail diferente, apelando à presença no próximo jogo. (Edit: O leitor Frederico Ferreira não pôde vir a Alvalade e recebeu a seguinte mensagem:  “Grande Vitória Frederico! Vi que não conseguiste estar presente no jogo de Domingo. Apesar disso conseguimos mais uma vitória que também é tua. Espero por ti num próximo jogo. O Sporting é Nosso!” Muito bem!)

E-mail marketing é das estratégias mais antigas de marketing online, mas também das mais eficazes. Vi muitas pessoas a escreverem sobre este e-mail nas redes sociais, blogs e fóruns e a elogiarem a iniciativa.

Se me permitem, uma ideia: links para o Facebook e Twitter do Clube. Angariar seguidores em ambos os meios e oferecer a possibilidade de publicar automaticamente algo do tipo “Eu vou ver o Sporting – Paços de Ferreira a convite do Adrien!”. Aumenta a visibilidade da iniciativa e o “hype” à volta do jogo em questão.

De qualquer forma, estamos no bom caminho. Excelente iniciativa!

6 thoughts on “E-mail marketing do Sporting Clube de Portugal

  1. Para quem não foi ao jogo o texto foi:
    “Grande Vitória Frederico !

    Vi que não conseguiste estar presente no jogo de Domingo. Apesar disso conseguimos mais uma vitória que também é tua. Espero por ti num próximo jogo.

    O Sporting é Nosso!”

  2. Por acaso tava para cá vir falar nisto e só agora reparei que já postaste.

    Acho isto bastante bem pensado. A parte de trazer as estatisticas também é bem pensada e era algo que já era feito pelo Benfica há vários anos. Há pequenos pormenores que ainda podem ser melhorados, mas já é um e-mail com praticamente toda a informação sobre o jogo.

    Só fica a faltar o mesmo cuidado com o Instagram do clube. Não se percebe não haver qualquer tipo de pormenorização na descrição das fotografias. São sempre utilizadas as mesmas tags. Parece que têm um txt guardado com aquilo e só fazem copy/paste. É pena.

    • As redes sociais (FB/Twitter/Instagram) têm de ser melhoradas e mais pensadas. Não sei se existe (díria que não), mas é essencial um departamento de “New Media” dedicada exclusivamente às redes sociais para poder aproveitar estes meios ao máximo.

      Este passo dado em relação ao e-mail marketing é um passo em frente e mostra que estão atentos e com vontade de melhorar a nossa presença online 🙂

  3. Seria um sonho para mim poder estagiar no departamento de marketing do Sporting, mas não consigo encontrar um e-mail para onde possa enviar o meu curriculum… Será que alguem me pode ajudar

    • Boa tarde!

      Eu entrei em contacto com o Sporting por ti e tenho o mail de contacto onde podes enviar o CV. Envia-me só um mail para bhavin-arroba-footytwits.com para te poder responder em privado. Abraço! SL!

Leave a Reply

