Como não gerir uma página de Facebook oficial: Benfica e Fáfá de Belém

Começo por dizer (acho que a maioria de vós sabe, mas posso sempre realçar) que sou Sportinguista ferrenho. No entanto, o propósito deste blog é falar de marketing online aplicado a clubes de futebol em geral. Vai sair uma crítica neste post, mas não é por ser ao Benfica. É porque foi algo foi realmente muito mal gerido.

Cenário: Dia de jogo da Champions League. PSG x Benfica, jogo grande. 20 mil adeptos do Benfica presentes no Parc des Princes, ambiente tenso e nervoso, o normal em dia de qualquer jogo grande.

No que toca às redes sociais, a ideia deveria ser interagir com os benfiquistas. Postar imagens dos milhares de adeptos em Paris, fotos dos bastidores e mensagens de apoio aos jogadores.

O que faz o Benfica? Põe a Fáfá de Belém a gerir a conta oficial do Clube. Não estou a gozar. Ao início, pensava-se que a conta FB do Benfica teria sido alvo de “facejacking”: alguém que se apoderou da password da conta e que decidiu escrever coisas sem nexo. Mas não. Aparentemente, o Benfica deu mesmo poder total à Fáfá de Belém, em dia de jogo na Champions, para poder actualizar os “estados” e “falar” com os adeptos do Clube.

O resultado foi este:

O Benfica acabou por apagar todos os comentários feitos por Fáfá de Belém. Quem agora vai ver o post original, vê dezenas de comentários negativos, sem resposta, passando uma imagem muito má e amadora do Clube. Não sei bem o que se passou pela cabeça de quem autorizou esta situação, mas certamente estará arrependido.

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s