A importância da rapidez

O Bancada de Leão colocou este vídeo logo a seguir ao golo do Cédric Soares na sua página do Facebook. Devido à importância do golo e da vitória, as emoções estavam fortes. O vídeo foi colocado online, como referi, logo a seguir ao golo, via telemóvel, ainda dentro do estádio. Na altura do upload do vídeo, a página Facebook do Bancada de Leão tinha 1480 likes.

Resultado: 116 likes, 95 partilhas e o vídeo foi visto por 16704 pessoas.

O vídeo em si não é nada de “especial”. É mais um na senda dos vídeos que vimos em Coimbra e no Estádio do Algarve, colocados por Sportinguistas que estiveram presentes. O que o tornou especial foi mesmo a rapidez da colocação. Foi o primeiro vídeo do “Tu Vais Vencer” vindo das bancadas da Pedreira. E isso vale muito, como os números traduzem.

Os clubes, neste caso em particular o Sporting, devem aproveitar os media que os seus adeptos colocam online. Numa perspectiva de negócio, os adeptos são os maiores e melhores “embaixadores de marca” que existem. Deveria haver alguém que monitoriza as redes sociais antes, durante e após os jogos. Por um lado, para perceber o sentimento que corre pelos adeptos. Por outro lado, para aproveitar momentos especiais como este proporcionado pelo Bancada de Leão.

Imagine-se que o Sporting tivesse republicado o vídeo, naquele momento, no seu Facebook. Qual seria o impacto?

Esta “Onda Verde” que está a crescer um pouco por todo o país, ficaria reforçada. Se o objectivo do Clube é fazer com que os adeptos venham viver a “Magia de Alvalade”, que se tornem Sócios e que acompanhem o Clube sempre que possível, é essencial que aproveite os momentos certos para criar ainda mais empatia com os seus adeptos.

Advertisements

2 thoughts on “A importância da rapidez

  1. Concordo e penso que a direcção do clube se está a esforçar para aproveitar estas oportunidades de marketing com baixo custo e um retorno gigante.

    Basta atentar nos vídeos que o SCP fez com o Manuel, o pequeno grande Leão Algarvio, que emocionou toda a família verde e branca:

    Ou a homenagem à pequena grande Leoa Júlia feita em Alvalade:

    É continuar e aproveitar cada oportunidade!

    Parece-me é fraca a adesão dos Sportinguistas aos canais oficiais do clube na internet (além do twiter e facebook já referidos neste blog). No momento em que escrevo isto o canal do SportingCP no youtube tem apenas 13965 subscritores e a página oficial do SCP no Google+ tem 11862 seguidores.

    Muito bem também estes vídeos com excelente edição produzidos pela Juve Leo:

    Pelos vistos vai haver vídeos destes a cada jogo do SCP!

    SL

    • De facto, esses momentos do Manuel e da Júlia foram fantásticos, especialmente para aqueles que estiveram no Estádio e viram ao vivo.

      No entanto, os resultados práticos foram longe dos desejáveis. Sensivelmente 5 mil views no vídeo do Manuel e 10 mil no vídeo da Júlia. Merecem mais. Muito mais!

      Não sei ao certo o timing do upload dos vídeos. Se bem me lembro, o vídeo do Manuel foi no dia seguinte (ou mesmo 2 dias depois, não me recordo). O vídeo da Júlia não me lembro mesmo. Mas é aí que estamos a falhar. Na execução e rapidez. Escolher os momentos certos.

      O vídeo da Júlia, por exemplo, se fosse publicado ao intervalo (ou imediatamente a seguir ao apito final) teria tido um impacto diferente.

      A intenção está lá, não tenho duvidas. Há que dar aquele passo em frente! 🙂

      Obrigado pelo comentário e SL!

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s